segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Como exportar uma rota em formato .GPX para o seu GPS Garmin Edge 800 ou 500

Coloco esse post para ajudar outros usuários a resolver um problema simples, mas que me deu trabalho: Como colocar no GPS Edge 800 uma rota que baixei na Internet em formato .GPX?

Hum, perdi umas 2 horas pesquisando, liguei até no suporte da Garmin (não resolveu), mas após muitas tentativas, eis a solução prática e rápida.

Você já está com o arquivo contendo a rota desejada em seu computador, certo?
E ela está no formato .gpx Esse procedimento, que explicarei abaixo, também serve para outros formatos, teste aí com o seu...

NOVA INFORMAÇÃO, tente primeiro dessa forma, se não funcionar, utilize os procedimentos enumerados abaixo. (Dentro da pasta Garmin tem uma pasta New Files, é só jogar nessa pasta arquivos .TCX .FIT .CRS ou .GPX que o Edge 800 converte sozinho)

1. Entre no Site: http://www.gpsies.com/
2. Clique em "criar percurso".
3. Encontre o campo: "Importar Ficheiro" e clique em "selecionar arquivo". Neste momento você escolherá o arquivo contendo a rota de GPS que você precisa passar para o seu dispositivo. Em seguida clique em "vamos importar".
4. Beleza, você visualizará todo o percurso no mapa que o Site lhe apresentará. Aproveite para dar um nome ao percurso, de forma que outras pessoas possam encontrar e usar...
5. Após concluido o cadastro do percurso no gpsies.com você verá que abrirá um botão dizendo "Exportar para o Garmin GPS". Clique nele. Em seguida, na janela pop up que abrirá, aproveite para instalar o garmin plugin (gratuito), se precisar reinicie o navegador.
6. Por fim, após instalado o garmin plugin, certifique-se que seu GPS já está conhectado ao computador e entre novamente nesse botão "exportar para o GPS", escolha GPS Track ou Route, aparecerá um botão com o nome de seu GPS, é só clicar e a rota ou percurso estará em seu GPS.

Fiz aqui e funcionou perfeitamente. Eu já havia utilizado um percurso que baixei deste Site GPSies.com (inclusive foi o da Via Claudia Augusta). Dessa vez utilizei para converter o formato do arquivo.

Aproveito para informar o roteiro da nossa próxima viagem: Saindo de Amsterdam rumo a Paris (Holanda, Bélgica e França) passando pela fantástica Bruxelas. Quando? Maio de 2012. Veja no mapa e anime-se a ir conosco: http://www.bikemap.net/route/264848#lat=50.76426&lng=7.88818&zoom=6&type=2

24 comentários:

  1. Parabéns pelo tutorial!! Segui os passos e deu certinho!!
    Valeu!
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaande Leandro. Que bom que o tutorial serviu para te ajudar. Fiquei contente. Um abraço e boas pedaladas!

      Excluir
    2. Amigo Canabrava,

      tenho um Garmin Zumo 220 e nao consegui fazer seguindo o passo a passo... Eu já tenho alguns arquivos GPX no micro chip mas nao consigo utilizá-los. Não sei mais o que fazer... PQP rsss

      Excluir
    3. Olá Renato,

      Veja se a dica do nosso visitante "anonimo" te ajuda(Dentro da pasta Garmin tem uma pasta New Files, é só jogar nessa pasta arquivos .TCX .FIT .CRS ou .GPX que o Edge 800 converte sozinho. Manual explica tudo). Eu não tenho o Zumo aqui, então não consigo testar para você... :o(

      Excluir
  2. Dentro da pasta Garmin tem uma pasta New Files, é só jogar nessa pasta arquivos .TCX .FIT .CRS ou .GPX que o Edge 800 converte sozinho. Manual explica tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Valeu pela dica, vou testar...

      Excluir
    2. Pessoal,

      tenho um Garmin Zumo 220 e nao consigo criar rotas com os arquivos GPX. Alguém saberia me dizer como que faço?

      Obrigado

      Excluir
  3. Valeu pela dica ajudou muito, estava quebrando a cabeça até achar seu blog.
    Garmin Edge 800.

    Edilson Pareschi

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica, ajudou muito, estava quebrando a cabeça até achar seu blog.
    Garmin Edge 800
    Obrigado.
    E bom pedal.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!

    Estou com um "problema" no meu GPS garmin edge 705, queria uma ajuda.....coloquei a rota nele, quando eu dou o comando navegar (na rota) aparece a mensagem "apenas 100 pontos podem ser usados para seguir a navegação em estrada" e não segue a rota pretendida......o que eu faço pra voltar ao normal? Vlw pela antenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você tem o link dessa sua rota, ou pode me enviar o arquivo para que eu possa importar no meu GPS e testar?

      Excluir
  6. Boa Tarde!

    Estou com um "problema" no meu GPS garmin edge 705, queria uma ajuda.....coloquei a rota nele, quando eu dou o comando navegar (na rota) aparece a mensagem "apenas 100 pontos podem ser usados para seguir a navegação em estrada" e não segue a rota pretendida......o que eu faço pra voltar ao normal? Vlw pela antenção!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, desculpem a ignorância mas, se abrir o GPX no site do garminconnect e clicar para enviar para o dispositivo, não fica legal? Pergunto isso porque eu uso o garmin 500 e nele eu faço este tipo de coisa. Envio para o garminconnect , lá eu abro e envio para o dispositivo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Perfeito, sofri um pouco também tentando fazer sozinho, li seu post e em 2 minutos tudo se resolveu, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. Sofri um pouco tentando fazer sozinho, após ler o seu POST consegui resolver e 2 minutinhos, obrigado por compartilhar.
    Fábio

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela dica 5*****

    ResponderExcluir
  11. Valeu. O Edge 810 já converte na hora. Obrigado. Abçs

    ResponderExcluir
  12. Show de bola amigo, eu lembro que ja tinha feito uma vez pelo site, mais como estava na correria e nao lembrava, o tutorial serviu como uma luva.....tah nos favoritos!!! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Show de bike amigo, lembrava que jah tinha feito pelo gpsies, mais naum lembrava como e pra piorar estava com pressa, seu tutorial veio como uma luva!!! tah nos favoritos!!! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá estou com problema em passar os arquivos do Garmin 1000 com o gpsies já usei muito, e sempre passava os arquivos para o garmin 1000 e o 500 também, mas parece que o plugin comunicador está com problema, quando faço todo o processo ele diz que o plugin não encontrado ele me direciona para pode baixar e lá diz que já esta instado já usava o google chome e tentei também usar o internet explorer da microsoft mas sem sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aldilson,

      Veja se a dica do nosso visitante "anonimo" te ajuda(Dentro da pasta Garmin tem uma pasta New Files, é só jogar nessa pasta arquivos .TCX .FIT .CRS ou .GPX que o Edge 800 converte sozinho. Manual explica tudo). Eu não tenho o 1000 aqui, então não consigo testar para você, mas acredito que deve funcionar também...

      Excluir
  15. com o ed 500 nao deu certo

    ResponderExcluir

Mande sua mensagem por aqui.